terça-feira, 5 de junho de 2012

Procedimentos para Extração do Óleo de Licuri


Procedimentos para Extração do Óleo de Licuri
 

Primeiro, o licuri foi recolhido de Jacobina, interior baiano, depois foi lavado e triturado (Figura 1-a), segundo foi preparado uma mistura (álcool + amêndoa), o álcool como solvente interage com o óleo (a estrutura da molécula do álcool apresenta uma parte polar e outra parte apolar, a parte apolar interage com o óleo ”apolar”). Essa mistura é colocada em um funil se separação, de tempos em tempos(duas horas) é necessário agitar a mistura. Após certo tempo, percebe-se a formação de duas fases (Figura 1-b), a mais densa uma solução (álcool + óleo de Licuri) e a menos densa (amêndoa triturada "torta"), abre-se a torneira do funil de separação e recolhe a solução mais densa em um erlenmeyer (Figura 1-c). O processo, destilação simples, tem um rendimento maior utilizando o aparato “evaporador rotativo”,  o qual foi assistido durante uma hora, mas não se obteve o óleo, ás vezes isso pode ocorrer. O processo de extração foi o maior impasse para a equipe porque a universidade não dispõe de aparatos. O álcool tem ponto de ebulição inferior que o óleo de Licuri, após a destilação recolhe o Óleo de Licuri (Figura 1-d).

Mas, o procedimento descrito acima apresentou inconvenientes, primeiro é laborioso agitar a solução de tempos em tempos, segundo, o aparato foi mal utilizado (o álcool foi ejetado pela bomba*, e não recolhido em um béquer), o álcool funciona como solvente retirando o óleo da bomba, assim aumenta o atrito interno diminuindo a vida útil da bomba.
Outro método foi utilizado, a mistura (álcool + amêndoa triturada) foi colocada em um erlenmeyer, o qual foi colocado em um agitador magnético (Figura 2-a e 2-b), dessa maneira, a mistura foi agitada (o álcool interagiu com o óleo a se extraído) e em seguida, o álcool evaporou permanecendo uma solução (óleo de lucri(liq.)+ amêndoa triturada), assim, após uma filtração simples  obtêm-se o Óleo de Licuri.

 * Bomba foi utilizada para fazer vácuo, o álcool evapora quando sua pressão de vapor é maior que a pressão de ambiente, logo, se a bomba cria uma "atmosfera" sem resistência favorece a evaporação.
  * As figuras 2-c e 2-d se referem ao processo de transesterificação, o qual o óleo de licuri é adicionado no processo de produção do biodiesel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário