terça-feira, 5 de junho de 2012

Biodiesel


Biodiesel

O aquecimento global é um dos assuntos mais discutido na atualidade. Inúmeros países buscam novas fontes de energia que possa substituir o petróleo ou reduzir a dependência dele, já que esta energia fóssil tem importante papel na emissão de gases poluentes, agravantes do aquecimento global. Neste panorama o biodiesel emergiu como uma solução para esta questão, sendo considerada uma fonte renovável de energia já que este oferece um ciclo do carbono fechado, ou seja, enquanto a planta se desenvolve absorve CO2 que será liberado quando o biodiesel é queimado durante a combustão do motor.

Vantagens do biodiesel

- A queima do biodiesel gera índices de poluição menores, diminuindo assim o aquecimento global.;
- Gera emprego e renda no campo, diminuindo o êxodo rural;
- Deixa as economias dos países menos dependentes dos produtores de petróleo;
- Produzido em larga escala e com uso de tecnologias, o custo de produção pode ser mais baixo do que os derivados de petróleo.


Desvantagens do biodiesel

- Apesar do biodiesel emite 98% menos de co2 do que o petróleo, sem mencionar que libera menos partículas de enxofre e não produz fumaça preta, mas as lavouras de matérias primas como girassol e pinhão manso     estão invadindo florestas tropicais, comprometendo a biodiversidade existente nestas áreas. Logo, é de suma importância o zoneamento para a produção dessas oleaginosas.
- Com o uso de grãos para a produção do biodiesel, poderemos ter o aumento no preço dos produtos derivados deste tipo de matéria-prima ou que utilizam eles em alguma fase de produção. Exemplos: leite de soja, óleos, carne, rações para animais, ovos entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário